A atual conjuntura da logística nacional vem propiciando o surgimento de sinergias com múltiplos atores do setor
Esta semana, dirigentes e técnicos da Valec estiveram em Salvador/BA para participar de agendas importantes voltadas ao desenvolvimento de negócios da estatal. Na terça-feira (26), a empresa participou do Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária Nordeste Export, onde debateu o tema Nordeste nos trilhos – Investimentos no transporte ferroviário como fator de desenvolvimento econômico.
O desenvolvimento da integração ferrovia/porto na região Nordeste tem impacto positivo para a estatal ferroviária, tendo em vista que grande parte dos terminais de cargas da Valec, localizados às margens da Ferrovia Norte-Sul, têm como origem e destino o porto do Itaqui, no Maranhão. Além disso, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra que está sendo executada pela Valec na Bahia, representará importante corredor logístico.
Nesta quarta-feira (27), uma equipe multidisciplinar da empresa participou de Workshop na sede da Senai Cimatec, instituição de educação, pesquisa e inovação do Sistema FIEB. Um dos principais resultados do encontro foi a identificação de sinergias para a estruturação de produtos e serviços a serem ofertados ao mercado. Após análise preliminar de custos e impactos de possíveis itens para um portfólio conjunto, Valec e Cimatec chegaram a 12 ideias de potenciais parcerias entre as instituições.