30 de setembro de 2021

Valec fecha acordo de cooperação com a ABNT para potencializar a produtividade no sistema logístico

Parceria contribui para ampliação do uso do modal ferroviário no país

Para encerrar o “Setembro Ferroviário”, a Valec e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) anunciaram um acordo de cooperação para incentivar a ampliação da malha ferroviária. Essa ação faz parte do projeto de modernização e revisão de normativos técnicos da Valec. Essa iniciativa estratégica da Diretoria de Empreendimentos/Valec visa atingir as metas definidas pelo Planejamento Estratégico da empresa, bem como se atender aos Planos de Ação aprovados e monitorados pelo Conselho de Administração.

Pelo acordo, a ABNT vai oferecer à Valec, um arcabouço normativo moderno, amplo e integrado para permitir a ampliação do uso do modal ferroviário no país, assim como auxiliar na melhoria dos índices de produtividade, competitividade, segurança e qualidade no sistema logístico nacional, gerando benefícios para todas as cadeias produtivas.

“Esses novos conceitos e ferramentas, entretanto, necessitam ser padronizados, para que possam ganhar em interoperabilidade, segurança, e escalabilidade para a indústria, e as normas técnicas, se constituem na ferramenta de gestão tecnológica que permite essa consolidação da inovação tecnológica. A ABNT é o único foro de normalização do país, com atribuição e reconhecimento para desenvolver normas com abrangência oficial em todo território nacional”, ressalta o presidente da ABNT, Mário William Esper.

Para o diretor-presidente da Valec, a empresa ganha por manter a parceria com a instituição responsável pelas normas técnicas brasileiras. “E a ABNT ganha também, por ter acesso à experiência inquestionável da equipe técnica da Valec em nossa área de atuação”, concluiu.

Assim como em diversas áreas industriais, o transporte ferroviário também vem sendo impactado pelas novas tecnologias de transformação digital, tais como IoT, Blockchain, 5G, Cloud Computing, Inteligência Artificial, entre outras. A incorporação dessas tecnologias possibilita maior rastreabilidade em tempo real, segurança dos fretes, controle de indicadores de vagões, monitoramento de carga, geolocalização, de trilhos e desgaste de eixos e componentes, transmissão de dados via RFID/IP e consolidação em nuvem para processamento, reunidos sob o conceito de Smart Railways.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

*Com informações da ABNT

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social