A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias publicou hoje, 16 de novembro, no Diário Oficial da União, os últimos editais voltados para a contratação de obras e serviços remanescentes necessários para a conclusão do trecho da Ferrovia Norte-Sul, que vai do Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, no Tocantins, até o Porto Seco de Anápolis (GO), num trecho de 855 km.
Entre as obras que ainda faltam para que a Norte-Sul esteja totalmente concluída e possa operar comercialmente estão os trabalhos de drenagem e lançamento da camada de proteção de brita na margem da via, em alguns pequenos trechos, além da construção e estruturação dos pátios multimodais de Porangatu, Uruaçu, Santa Izabel, Jaraguá e Anápolis, todos em Goiás, com a logística necessária para os serviços de carga e descarga dos trens. A previsão é que em setembro de 2013 todas essas obras estejam concluídas.
As obras de infra e de superestrutura, que incluem a preparação do leito ferroviário e o lançamento dos dormentes e trilhos, já estão concluídas em todo o percurso da via. No Estado do Tocantins, a Valec concluiu esses trabalhos, ainda em agosto deste ano, em um trecho de 300 km, localizado entre o Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional e o Córrego Chicote no Sul do Estado. Com isso, os 859 km de trilhos previstos para a Norte-Sul, cortando o Estado do Tocantins, de Aguiarnópolis, ao Norte, a Talismã, ao Sul, estão assentados em toda a sua extensão, conforme cronograma definido pela Valec.
Texto: Assessoria de Comunicação