A Vale deu início, este mês, à mobilização e arranque das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste.
Esta semana, equipes da Valec, Ministério da Infraestrutura e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visitaram as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que foram iniciadas pela Vale neste mês de março. O trecho ferroviário, que irá de Água Boa/MT a Mara Rosa/GO, onde se conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS), será construído pela Vale com recursos oriundos da antecipação de outorgas do investimento cruzado.
A comitiva, composta pelo diretor de Empreendimentos da Valec, Washington Lüke; pelo diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, Ismael Triniks; pelo representante da Superintendência de Transporte Ferroviário da ANTT, Paulo Eugênio; e suas equipes técnicas, percorreu as áreas de mobilização das obras. “Pudemos verificar os trabalhos das empresas contratadas já mobilizadas para a execução da supressão vegetal, que antecede a terraplenagem, bem como a fabricação de pré-moldados para a execução da drenagem”, informou Lüke. De acordo com os técnicos da Vale, a partir de agora haverá mobilização sucessiva dos serviços para a execução dos 30 primeiros quilômetros da FICO.
O Papel da Valec na FICO
Em dezembro de 2020, Valec, ANTT e Vale assinaram o Acordo de Obrigações de Investimento (anexo 9), por meio do qual formalizou-se a primeira iniciativa federal de investimento cruzado. Pelo contrato, caberá à Valec acompanhar as obrigações de investimento, uma vez que, além de signatária do referido Acordo, que prevê o recebimento dos ativos construídos na ferrovia, também recebeu, por delegação da Agência reguladora, a função de fiscalizar as obras.