Com a chegada dos trilhos nos lotes 5 e 7 da ferrovia, estatal pretende acelerar as obras
As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) ganharam importante reforço nas últimas semanas. A chegada dos trilhos adquiridos pela empresa Vale e destinados à FIOL, o que faz parte das contrapartidas da Vale pela antecipação de suas outorgas – o chamado investimento cruzado – amplia as perspectivas de entregas de trechos da FIOL por parte da Valec.
Esta semana (29/11 a 1º/12), técnicos da estatal estão no lote 7 da FIOL II, no canteiro de obras localizado próximo a São Desidério/BA, para conferir o armazenamento dos trilhos, bem como o início dos serviços de solda, que antecede a instalação dos trilhos.
De acordo com Raimundo Dias, superintendente de Empreendimentos da Valec, a última remessa de trilhos vinda da China chega ainda este mês, no porto de Salvador. “A ideia do ministro Tarcísio de incluir trilhos para a FIOL no contrato de investimento cruzado com a Vale está viabilizando um grande salto no ritmo das nossas obras. Estamos planejando, e com bastante otimismo, entregar 50 km da FIOL, aqui no lote 7, em março de 22.” Ainda segundo o planejamento da área de Empreendimentos, a estatal deve entregar todo o lote 7, que tem 157 km de extensão e vai de Barreiras/BA a Santa Maria da Vitória/BA, pronto até o final de 2022. “Isso será um marco para a infraestrutura de transportes e merece ser celebrado, pois representará um grande avanço desse corredor ferroviário tão importante para a economia baiana”, concluiu Dias.