Tomou posse hoje (23), como diretor de Administração e Finanças (Diraf) da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A., Marcio Lima Medeiros.
Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social.
Anteriormente, Medeiros foi o titular da Diraf no Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes) desde janeiro de 2019 e hoje assume a Diretoria na Valec em substituição a Paulo de Tarso Campolina.
Currículo resumido
Márcio Lima Medeiros é professor cadastrado da ESAF, ESMPU, MPF, ENAP, ANASPs e IBMEC em disciplinas de Economia do Setor Público, Planejamento e Gestão Estratégica, Indicadores de Desempenho, Lei de Responsabilidade Fiscal, Políticas Públicas, Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance.
Foi Diretor de Administração e Finanças do DNIT de janeiro de 2019 a abril de 2020, proporcionando redução de R$ 121 milhões nos primeiros 100 dias e aprimoramento da governança e gestão das aquisições do DNIT, levando o órgão para se colocar em um patamar de referência nacional. Foi Diretor de Administração do fundo de pensão dos servidores do poder judiciário da União – Funpresp-jud de 2014 a 2018, proporcionando a redução de despesa per capita em mais de 80% e implantação da cultura de transparência, prestação de contas e sistema de monitoramento de indicadores de desempenho, bem como implantação do Portal de Governança e Transparência – http://www.funprespjud.com.br/paineldatransparencia/.
Foi Assessor-Chefe de Modernização e Gestão Estratégica do MPF de 2010 a 2014, coordenando a implantação do planejamento estratégico institucional, modernização do gabinete do Procurador-Geral da República, planejamento temático, Sistema Integrado de Gestão Estratégico e Governança, escritório de projetos. Participou ainda de projetos como sisconta eleitoral – aplicação da lei da ficha limpa, estudos técnicos para alocação de procuradores da república, MPEduc, reestrutura organizacional, etc.
Foi Diretor Executivo do Plano de Saúde do MPF de 2006 a 2011, modernizando a governança, modelo de gestão, automatização dos processos, implantação de regras para minimizar o risco moral, ampliou as reservas financeiras em mais de 500% e o percentual de adesão de participantes. Dedica-se à pesquisa e escreve artigos de temas nas áreas de governança corporativa, compliance, gestão de riscos, administração estratégica, gestão de projetos e indicadores de desempenho. Possui Certificação ICSS voltada a gestores de fundos de pensão.
Texto: Ana Caichiolo (Ascom/Valec)
Foto: ADMIN/Valec