Novas diretrizes terão como base a missão da empresa, visando à melhoria da logística brasileira de forma sustentável
A Diretoria Executiva da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. deu início à reformulação do Planejamento Estratégico da empresa, tendo como ponto de partida os desafios lançados pelo Ministério da Infraestrutura, pasta supervisora da empresa pública, para os próximos dois anos. No primeiro encontro, realizado nesta manhã (10), o diretor de Administração e Finanças (Diraf), Márcio Medeiros, conduziu o Workshop com superintendentes e assessores das Diretorias da empresa.
Medeiros apresentou os pontos que devem nortear os trabalhos do grupo, com destaque para o redesenho da estratégia, a revisão das diretrizes e objetivos estratégicos, a definição de metas e a estruturação de um portfólio de projetos. Os resultados dessas discussões irão conduzir a Valec pelos próximos dois anos, prazo pactuado entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e a alta administração da Valec para a entrega da Fiol 2, trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste que está em construção, na Bahia.
Durante o Workshop, os diretores da Valec pontuaram, juntamente com suas equipes, as ações prioritárias de cada unidade para atingir a Missão e a Visão da empresa. “Temos como missão contribuir para aprimorar a logística no Brasil de forma sustentável, competitiva e integrada, executando os empreendimentos com efetividade. Nada melhor do que traçar nossas ações de forma interativa, escutando os nossos colaboradores, que são os grandes executores dos nossos projetos”, destacou André Kuhn, diretor-presidente da Valec.
Outros encontros interativos para a reformulação do Planejamento Estratégico da Valec acontecerão nas próximas semanas, por se tratar de uma medida prioritária para a Diretoria Executiva. “A Valec está passando por uma transição importante num momento em que o mundo inteiro precisa rever suas formas de trabalho. O mundo pede inovação e nós nos inserimos nesse contexto. Estamos construindo uma nova empresa”, disse Márcio Medeiros.
Ao encerrar este primeiro encontro dedicado à estratégia, André Kuhn afirmou “esta reestruturação da Valec tem que ser feita de forma altamente eficiente, pois estamos montando as bases para a nova empresa de infraestrutura do Brasil, a Infra, proposta pelo MInfra e da qual a Valec será protagonista”.
Medidas sanitárias preventivas permanecem
Enquanto vigorarem as medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus, os encontros presenciais contarão com a participação de grupos reduzidos de pessoas, que deverão atuar como multiplicadores das informações e conhecimentos adquiridos aos demais colegas.
Texto: Ana Caichiolo
Imagem: Whalles Zarur