Trechos

Barcarena/PA - Açailândia/MA

A partir de Açailândia/MA a FNS prosseguirá em direção ao Norte, até Barcarena, no Estado do Pará. São aproximadamente 477 km de extensão concebidos com o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário nacional e estabelecer a sua interligação com o Complexo Portuário de Vila do Conde, no Pará.

A implantação desse trecho proporcionará uma nova logística regional de transporte de minério de ferro e o desenvolvimento da exploração de outros minerais, bem como, viabilizará nova alternativa para o escoamento da produção de açúcar, milho, etanol, soja e seus subprodutos farelo e óleo na área de influência da ferrovia.

O EVTEA desse trecho, foi finalizado em maio de 2012.

Açailândia/MA - Palmas/TO

Com 720 km de extensão, a obra teve um investimento no PAC de R$ 2,6 bilhões (custo aproximado de R$ 3,67 milhões/km construído). O trecho encontra-se subconcedido à Ferrovia Norte Sul S.A. (outorga de R$1,4 bilhão), criada pela Vale S.A., por exigência do Edital 001/2006, de 3/10/2007. (Dados de setembro/2018)

Hoje, essa subconcessionária é responsável pela conservação, manutenção, monitoração, operação, melhoramentos e adequação desse segmento ferroviário.

Essa estrada de ferro está proporcionando uma nova logística de transporte de etanol e grãos, como milho, soja e seus subprodutos – farelo e óleo –, combustíveis para a região Centro Norte do Brasil, significando, também, desenvolvimento econômico e social para a região atendida pela ferrovia.

Em Açailândia/MA, a ferrovia se conecta a Estrada de Ferro Carajás – EFC que acessa o complexo portuário de São Luís/MA.

A partir de Porto Franco/MA com a implantação da ligação a Eliseu Martins/PI a ferrovia Norte Sul se conectará com a ferrovia Transnordestina, em construção pela Transnordestina Logística S.A., o que permitirá acesso alternativo da produção aos portos de Suape/PE e Pecém/CE.

Palmas/TO - Anápolis/GO

Os 855 km do trecho entre Palmas/TO e Anápolis/GO foram concluídos em 2014. Esta etapa compreende atualmente R$ 5,1 bilhões, o que equivale a um custo aproximado de R$ 5,96 milhões/km de ferrovia construída. (Dados de setembro/2018)

Durante o período em que o trecho esteve sob operação pela Infra S.A., foi realizado o transporte de 20 locomotivas (fev/2015 e jun/2018), 26 mil toneladas de farelo de soja (dez/2015), 13 mil toneladas de madeira triturada (dez/2016 a mar/2017), 8 mil ton. de minério de manganês (out/2017), barras de trilhos de 240 metros cada – aprox. 7.300 ton. (dez/2017) e o transporte de 262 vagões (mar/2018 a jan/2019).

Em Figueirópolis/TO a FNS se conectará à Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL o que permitirá o acesso ao Porto Sul. Esse porto será construído nas proximidades de Ilhéus/BA.

Em Mara Rosa/GO se interligará à Ferrovia de Integração do Centro Oeste – FICO estabelecendo um canal com a maior região produtora de soja do país, no estado de Mato Grosso.

Em 31 de julho de 2019, o Governo Federal assinou com a Rumo S.A. o contrato de subconcessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre Porto Nacional/TO e Estrela d’Oeste/SP. A Rumo S.A venceu o leilão realizado em março com valor proposto de R$ 2,7 bilhões, o que representa um ágio de 100,92% sobre o lance mínimo. A subconcessão prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões e prazo de 30 anos.

Ouro Verde/GO - Estrela d'Oeste/SP

Partindo de Ouro Verde de Goiás, cidade situada a cerca de 40 quilômetros ao norte de Anápolis, esse trecho atravessará boa parte do sudeste goiano, uma das principais regiões do agronegócio no país, e chegará a Estrela d´Oeste/SP, completando 684 km de extensão.

A economia da região é bastante desenvolvida e dinâmica. Na agricultura destaca-se o cultivo e beneficiamento da soja, sorgo, açúcar e milho; na pecuária, a produção de carnes (bovinos, suínos e aves) e laticínios e na indústria, há predomínio do setor farmacêutico.

Em Estrela d’Oeste, a FNS se conectará com a Ferrovia EF – 364, operada pela Rumo S.A, de modo a permitir acesso ao Porto de Santos e ao polo econômico e industrial de São Paulo.

Em 31 de julho de 2019, o Governo Federal assinou com a Rumo S.A. o contrato de subconcessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre Porto Nacional/TO e Estrela d’Oeste/SP. A Rumo S.A venceu o leilão realizado em março com valor proposto de R$ 2,7 bilhões, o que representa um ágio de 100,92% sobre o lance mínimo. A subconcessão prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões e prazo de 30 anos.

Estrela d'Oeste/SP - Panorama/SP

De Estrela d’Oeste/SP, a FNS avança até a localidade de Panorama/SP, às margens do Rio Paraná, numa extensão de 264 km. Esse prolongamento proporcionará nova alternativa de transporte para a produção agroindustrial do oeste paulista e leste de Mato Grosso do Sul.

Em Panorama/SP, a FNS se conectará com a EF–366, operada pela Rumo, outro acesso alternativo ao Porto de Santos/SP e ao polo econômico e industrial de São Paulo. Futuramente se conectará, também, com a EF-267–Ferrovia do Pantanal, que atravessará o estado de Mato Grosso do Sul em direção às cidades de Dourados e Porto Murtinho/MS, às margens da hidrovia do Paraguai.

O EVTEA desse trecho, contratado pela Infra S.A., foi finalizado em maio de 2012, ao custo de R$ 5,5 milhões.

Panorama/SP - Chapecó/SC

A partir de Panorama/SP, a FNS prosseguirá em direção ao sul, até Chapecó atravessando os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esse trecho ferroviário proporcionará nova opção de transporte para a produção da região.

O EVTEA desse trecho de 950,8 km foi concluído em 2012.

Chapecó/SC - Rio Grande/RS

De Chapecó/SC, a FNS prosseguirá até o Porto de Rio Grande no Rio Grande do Sul. Esse trecho ferroviário irá desenvolver a fronteira oeste do Brasil de forma a propiciar a integração do sistema de transportes e consolidar os arranjos produtivos da região.

O EVTEA desse trecho foi contratado pela Infra S.A. em dezembro de 2012, com investimento no PAC de R$ 9,8 milhões, para os trechos Panorama/SP–Chapecó/SC–Rio Grande/RS.

O estudo está concluído e a extensão final do trecho foi de 832,9km.